Dez Estados Retomam Status de Livre da Aftosa com Vacinação

Em reunião da Organização Internacional de Epizootias (OIE), realizada em Paris, (27.05), trouxe uma boa notícia ao mercado brasileiro, em especial o de carne bovina. A OIE reconheceu 10 estados e o Distrito Federal, entre eles Mato Grosso, como livres de febre aftosa com vacinação.

Conforme reunião Mato Grosso, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Sergipe, Tocantins e o Distrito Federal passam a contar novamente com o status, que tinham até 2005, quando foi suspenso por conta da detecção de focos de aftosa em Mato Grosso do Sul e Paraná. Com este reconhecimento da OIE, passam a 15 o número de unidades da federação que tem status livre de aftosa, anexando com Rio Grande do Sul, Rondônia e Acre já tinham o reconhecimento com vacinação e Santa Catarina tem o status de livre sem vacinação. O rebanho desses estados equivale a mais de 90% do total nacional.

De acordo com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, o resultado do reconhecimento da OIE deve abrir novos mercados para a carne brasileira.

O consultor de pecuária da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso, Luiz Carlos Meister, avalia o status como um importante pré-requisito para que o estado mato-grossense possa ter toda a área habilitada pela União Européia para exportação. Hoje, apenas 51% dos municípios estão credenciados para o comércio internacional quando o destino é a Europa. As regiões do Pantanal e Norte do Estado estão fora da área habilitada.
“Esse reconhecimento gera mais garantia para o mercado de Mato Grosso, e aos importadores, que hoje estão em torno de 150 países, sinaliza mais segurança sanitária para adquirir a carne brasileira”, declarou Meister.

Ele explica ainda que a área ainda não habilitada possui as mesmas regras de sanidade animal, com as propriedades rurais cadastradas, a mesma classificação de risco, condições sanitárias iguais, e cumprem os mesmos procedimentos sanitários no que se refere ao controle do trânsito, vigilância epidemiológica. As vacinações contra febre aftosa atendem ao mesmo calendário oficial de vacinação contra febre aftosa do estado, com os mesmos índices de vacinação.

0 comentários:

Postar um comentário

Prezado leitor deixe aqui suas dúvidas e sugestões a respeito das matérias publicadas. Agradecemos a participação e comentários.