A origem da Suinucultura e as principais raças


Suínos: sua origem e principais raças

Os suínos apareceram na Terra há mais de 40 milhões de anos, sendo parte, portanto, da aristocracia pré-histórica do mundo animal. Pertencem ao gênero Sus e com base em suas origens são filiados à três grandes espécies:
Sus scrofa - tipo célico, descendente do javali europeu;
Sus vitatus - tipo asiático, originário da Índia;
Sus mediterraneus - tipo ibérico.

Desde a Idade da Pedra Polida (18.000 a 5.000 a.C), o europeu e o habitante do Oriente Próximo comiam a carne do porco. Sua domesticação, que antes se creditava aos chineses ou aos mesopotâmios, foi observada há 10.000 anos atrás, conforme recente pesquisa do arqueólogo americano M. Rosemberg, que descobriu que os primeiros homens de aldeias fixas, tinham como principal fonte de alimento os suínos, e não cereais como a cevada e o trigo.

A zona de expansão do porco foi realmente considerável, e os seus limites coincidem com os do habitat das florestas de carvalho (onde viviam os carnívoros). Não existe propriamente um clima específico para a criação de porcos. A suinocultura se processa em toda parte. Na China, onde as florestas são escassas, a espécie se propaga ainda em maior proporção do que na Europa.

Porém somente no início do século XX, começou realmente o melhoramento genético daquelas raças, através da importação de animais das raças Berkshire, Tamworth e LargeBlack, da Inglaterra, e posteriormente das raças Duroc e Poland China. Em 1930/40 chegaram as raças Wessex e Hampshire, em 1950 o Landrace, e na década de 60, os Large White. O melhoramento genético mostrava-se inovador com a entrada dos primeiros animais híbridos da Seghers e PIC, na década de 70.

O uso do porco na cozinha brasileira, portanto, data praticamente da época do descobrimento. Esteve incorporado à cozinha mineira desde os primórdios de sua história. Sabe-se que dado ao total interesse do colonizador pela atividade mineradora, pouco ou nada sobrava de mão de obra para as atividades de plantio ou criação de animais. Isso nos levou ao uso abundante dos porcos nas Minas Gerais do século XVIII pois, para a sua criação bastavam as "lavagens", restos de alimentos que acrescentados a outros produtos nativos como bananas e inhames, compunham a ração necessária para a fartura de banha, torresmo, carnes, lingüiça e lombo.
Correio Gourmand.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Prezado leitor deixe aqui suas dúvidas e sugestões a respeito das matérias publicadas. Agradecemos a participação e comentários.