Embrapa desenvolve farinha de milho e soja

Em geral, o processo de extrusão resulta na gelatinização do amido, desnaturação da proteína, formação de complexos entre amido e lipídio e entre proteína e lipídio. Estas mudanças estruturais permitem o aproveitamento integral das matérias-primas em variadas combinações, aparências, sabores e texturas.

O milho é uma das matérias-primas mais utilizadas na indústria de alimentos. No entanto, o teor de proteína não passa de 7,5% e o alimento é deficiente em lisina e tripofano, dois aminoácidos essenciais importantes para a nutrição humana.

A soja em grão concentra 20% de proteína e tem sido reconhecida como excelente fonte para melhorar o perfil de aminoácidos e aumentar os conteúdos totais de proteínas e minerais como fósforo, cálcio, potássio, sódio, magnésio, ferro e cobre. Combinados, soja e milho geram um alimento de excelente qualidade nutricional capaz de fornecer 18% de proteína, 7% de lipídeos e 71% de carboidratos.

Extrusoras de pequeno porte fazem até 50kg de mix de soja e milho por hora. O custo de um quilo de mix fica em torno de R$ 0,50 sem embalagem. Em condições adequadas, o produto pode ser estocado por até um ano sem perda da qualidade.

"O mix é versátil e entra como ingrediente numa ampla rede de produtos, podendo atender demandas específicas para creches, empresas e hospitais", afirmou o pesquisador José Luis Asqueri, da Embrapa Agroindústria de Alimentos.

O produto será mostrado no Show Rural Coopavel 2009 (www.showrural.com.br), em Cascavel (PR), de 9 a 13 de fevereiro. O evento é uma oportunidade de integração entre consumidores, produtores, empresários, técnicos e pesquisadores para discutir inovações na agricultura familiar, agroindústria, agroecologia, biotecnologia, informática e meio ambiente. As tecnologias da Embrapa estarão organizadas em dois espaços: a Casa da Embrapa e a Vitrine Tecnológica.

Pesquisador José Luis Asqueri
Embrapa Agroindústria de Alimentos
Telefones: (21) 3622-9600 ou 3622-9796


Show Rural Coopavel 2009
www.showruralcoopavel.com.br

1 comentários:

Francisco Castro disse...

Olá, a EMBRAPA é um dos organismos mais importante do Brasil que tem proporcionado muito sucesso e progresso na produtividade de muito produtos e animais brasileiros. O governo deveriam investir mais recursos nessa empresa para que esses ganhos obtidos até o momento possam ser multiplicados o proporcionar mais riquezas para o nosso país e para o nosso povo.

Abraços

Francisco Castro

Postar um comentário

Prezado leitor deixe aqui suas dúvidas e sugestões a respeito das matérias publicadas. Agradecemos a participação e comentários.