A hidroponia e o meio ambiente

A técnica de cultivo de plantas em hidroponia é uma ferramenta poderosa na preservação e uso racional da água, permitindo a economia deste recurso natural da ordem de dez vezes, quando comparado a outros sistemas de cultivo (convencional ou orgânico) no solo fazendo uso de irrigação. Baseia-se no princípio de reciclagem do uso da água por períodos de 30, 60 dias ou mais.

Reduz drasticamente o uso de agrotóxicos: não utiliza herbicidas, diminui a aplicação de inseticidas e fungicidas, por ser feito em ambiente protegido (estufas ou viveiros). Evita problemas de poluição de mananciais causados pelo carreamento de solo e fertilizante nos processos de erosão. Possibilita o cultivo em áreas íngremes e o reaproveitamento das áreas degradadas, impróprias para o cultivo convencional no solo.

A técnica do cultivo hidropônico garante ainda a obtenção de alimentos saudáveis e livres de contaminações biológicas ou químicas devido à obrigatoriedade de uso de água potável no processo produtivo. Países como Holanda, Bélgica e Alemanha descartam a solução nutritiva das modernas estufas, destinando-a às estações de tratamento de água para impedir a degradação do meio ambiente. No Brasil recomenda-se sua diluição em irrigação de outras culturas.

A técnica do cultivo hidropônico com reuso de água da criação de peixes ou Aquaponia começa a ser desenvolvida comercialmente no Brasil.
Em breve estaremos consumindo também produtos da nova tecnologia de hidroponia orgânica com o uso de fontes não minerais dos elementos químicos essenciais às plantas.
Mais Informações:www.hidroponia.com.br

8 comentários:

Unknown disse...

Muito interessante este seu artigo, Donizete. Conheci uma plantação de alfaces com este método aqui em Blumenau.
Abraços

Unknown disse...

é um baita nicho de mercado a ser explorado pois da para lucrar muito mais no mundo do ecologicamente correto. eu ja to imune a agrotoxicos mas a ideia de plantar para esta galera que acredita num mundo perfeito é interessante. grana certa e ainda faz uma boa açao. abraços e sucesso.

Unknown disse...

Passei por aqui e li seu artigo Donizete, anteriormente já tinha visto falar neste sistema e resolvi fazer uma experiência com aquaponia e esta dando certo. Veja este video: http://www.youtube.com/watch?v=tMzkNZvEEfY

Unknown disse...

Realmente a tecnologia de recirculação de agua eh muito interessante e eu já comecei a minha experiência veja: http://www.youtube.com/watch?v=tMzkNZvEEfY

Anônimo disse...

Muito interessante, tambem ja montei a minha, e ainda diminuindo muito o custo, usei garrafas pet. Sempre me atualizando visitos sites e deixo meu link para as pessoas verem e se puder me dar uma ideia melhor, estou aberto a sugestoes. http://ouricohidroponia.blogspot.com/

manuel braz disse...

Tenho praticado a aquaponia nesses ultimos 10 anos e vejo que ainda temos muito que estudar sobre o assunto. Quem desejar mais informações pode entrar em contato pelo site www.mbraz.com.br

manuel braz disse...

Tenho feito alguns trabalhos com aquaponia nesses ultimos anos. Se desejarem mais informações entrem em meu site www.mbraz.com.br

Anônimo disse...

legal

Postar um comentário

Prezado leitor deixe aqui suas dúvidas e sugestões a respeito das matérias publicadas. Agradecemos a participação e comentários.