Ministro aprova consumo de carne suína

O Ministério da Agricultura anunciou medidas para evitar queda nos negócios com a carne de porco. A preocupação é que, com o temor da gripe suína, o consumo caia.

O Ministro Reinhold Stephanes ouviu o apelo do setor e reuniu a imprensa para dizer que o consumo de carne suína é seguro porque não há qualquer evidência de que o vírus da gripe, que surgiu no México, seja transmitido pelo consumo da carne de porco.

Stephanes reconheceu que há muita apreensão entre criadores e exportadores que temem redução nas vendas, mas informou que ainda não há números que mostrem esta queda. O ministro descartou a adoção de medidas sanitárias emergenciais já que a produção do Brasil obedece os critérios estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde Animal.

Até agora o governo não recebeu nenhum comunicado externo de suspensão de importações da carne suína brasileira, mas para garantir a manutenção dos embarques, o Ministério da Agricultura vai enviar um documento aos principais compradores reafirmando a qualidade do sistema de produção brasileiro.

O primeiro a ser procurado é a Rússia, que representa quase 50% das nossas exportações e que já cancelou a compra das carnes de porco do México e dos Estados Unidos.

“Nós mantemos, por enquanto, uma visão muito otimista. Nós achamos que o mercado vai se manter. Por um lado podemos ter uma perspectiva até de aumento de mercado, já que está havendo restrição do mercado americano por parte de alguns países e eventualmente o Brasil poderia ocupar, por suas condições de produção”, afirma Reinhold Stephanes, ministro da Agricultura.

Para mostrar ao mercado interno a qualidade da carne produzida aqui, a estratégia também foi anunciada. “Temos que esclarecer a população que não há nenhum problema. Eu posso garantir que o presidente da república e eu mesmo, vamos a um restaurante, no sentido de comer a carne suína, para mostrar que não há nenhum problema”, afirma Stephanes.

Encontre aqui a pessoa de seus sonhos



Digite seu email e receba as notícias da roça:

0 comentários:

Postar um comentário

Prezado leitor deixe aqui suas dúvidas e sugestões a respeito das matérias publicadas. Agradecemos a participação e comentários.