A origem do Feijão: um dos alimentos mais importantes no combate a fome

A origem do Feijão e sua importância

Alguns historiadores acreditam que o feijão teve origem há cerca de 11.000 anos no Sudeste Asiático e depois se espalhou por todo o planeta, levado pelas tribos nômades. Outros pesquisadores relatam o surgimento do feijão há 7.000 anos no Continente Americano.

O feijão está entre os alimentos mais antigos, remontando aos primeiros registros da história da humanidade. Eram cultivados no antigo Egito e na Grécia, sendo, também, cultuados como símbolo da vida. Os antigos romanos usavam extensivamente feijões nas suas festas gastronômicas, utilizando-os até mesmo como pagamento de apostas. Foram encontradas referências aos feijões na Idade do Bronze, na Suíça, e entre os hebraicos, cerca de 1.000 a.C. As ruínas da antiga Tróia revelam evidências de que os feijões eram o prato favorito dos robustos guerreiros troianos.

A maioria dos historiadores atribui a disseminação dos feijões no mundo em decorrência das guerras, uma vez que esse alimento fazia parte essencial da dieta dos guerreiros em marcha. Os grandes exploradores ajudaram a difundir o uso e o cultivo de feijão para as mais remotas regiões do planeta.


Cultivado por pequenos e grandes produtores, em diversificados sistemas de produção e em todas as regiões brasileiras, o feijoeiro comum reveste-se de grande importância econômica e social.


Graças às suas comprovadas propriedades nutritivas e terapêuticas, o feijão é altamente desejável como componentes em dietas de combate à fome e à desnutrição. Ademais, ocorre uma interessante complementação proteica quando o feijão é combinado com cereais, especialmente o arroz.


Entre as centenas de variedades os mais populares no Brasil são: preto, carioca, branco, rosinha, jalo, cavalo, fradinho, mulatinho, roxo , rajado e feijão-de-corda.

7 comentários:

Donizete disse...

Muito boa a matéria, é bom saber um pouco da história daquilo que comemos.

uma leitora disse...

Muito boa reportagem. Feijão é presença certa em minha casa. Adoro! Não sabia que era tão antigo! Abraços.

http://blogdaberenice.blogspot.com/2008/06/blog-da-berenice-faz-aniversrio-de-um.html

Anônimo disse...

não sabia que o fejão era antigo.muito obrigado.

Anônimo disse...

o feijão é rico em energia e faz muito bem a saúde se liga nessa pessoal.o feijõ é muitimportante.

Anônimo disse...

e acho,feijão muito inportante pq nós fortes e saudaves, tbm ele nós livra da anemia.....

Anônimo disse...

MUITO OBRIGADA PELAS
INFORMAÇOES...

Alexdemenezes disse...

Vim pesqisar porqe foi a curiosidade de um aluno agora tenho a oportunidade de pesqusa.

Postar um comentário

Prezado leitor deixe aqui suas dúvidas e sugestões a respeito das matérias publicadas. Agradecemos a participação e comentários.