A origem do abacaxi e a época de cultivo desta fruta tropical


O Abacaxi e suas origens

Relata a história que o abacaxi ou ananás foi disseminado pelo mundo a partir do descobrimento do fruto por Cristóvão Colombo. Ao experimentar o fruto pela primeira vez em 4 de novembro de 1493 quando descobriu a ilha de Guadalupe Cristóvão Colombo, colaborou para que o abacaxi se tornase uma das frutas mais apreciadas pela população mundial.

O abacaxi, Ananas comosus (L.) Mernil, pertence à família Bromeliaceae, que apresenta cerca de 46 gêneros e 1700 espécies, ocorrendo principalmente em zonas tropicais.O abacaxi é um fruto símbolo das regiões tropicais e subtropicais.

A origem do nome "ananás" vem de nana, da língua tupi, "fruta saborosa" - falado pelos nativos que habitavam o litoral do Brasil. Hoje ananás é usado para indicar os frutos selvagens ou que pertence a variedades desconhecidas. As variedades conhecidas são chamadas de abacaxi, vocábulo proveniente de ibacati (iba= fruto, cati= que exala cheiro) da língua guarani.

O abacaxizeiro é uma planta que bem cultivada pode durar muitos anos e sempre pruzindo frutos de qualidade. A planta apresenta característica de crescimento ao longo dos anos e de outras gemas que também produzirão frutos. Planta de pequeno porte, podendo atingir 80cm de altura. Folhas longas e duras, dispostas espiraladamente, partindo da base, formando uma roseta.

O abacaxi e suas características

O produtor do abacaxizeiro deve saber que sua plantação de abacaxi estara no ponto de colheita no prazo de 24 meses após o plantio quando as mudas são do tipo coroa, 15-18 meses, quando as mudas são do tipo rebentão, e 20 e 22 meses, quando as mudas são do tipo filhote. Estima-se que na colheita do abacaxi se não houver nenhuma interferência climática o produtor poderá colher de 15 a 20 mil frutas/ha por safra.

O abacaxi poderá ser plantado no período que compreende o fim da primavera ou inicio do verão tem um ciclo de 18-24 meses, segundo os tipos de mudas, com o florescimento ocorrendo em fins de inverno ou início da primavera. O produtor deverá dar preferência ao solo rico em nutrientes.

O abacaxi apresenta baixa caloria, e tem altas porcentagens de vitaminas A, B e C, assim como carboidratos, sais minerais e fibras. Do abacaxizeiro tudo se aproveita e de seus restos pode-se extrair a bromelina, uma enzima nobre que ajuda a decompor proteínas, resultando dessa extração um bagaço consistente que pode ser utilizado como ração animal.

O abacaxi é um fruto extremamente especial pela sua vasta utilidade na culinária brasileira. Podemos observar inúmeras receitas do abacaxi como: cremes de abacaxi, mousse, torta, bolos, doces, sorvetes, estrogonofe, bolo gelado de abacaxi, sucos, balas, embrulhado, gelatina, saladas, beijinho de abacaxi, trufas de abacaxi, bombom, geléias, pavê, abacaxi assado, abacaxi caramelizado, sufle de abacaxi, pure de abacaxi e muitas outras sobremesas deliciosas dependendo da criatividade de cada pessoa.

7 comentários:

Anônimo disse...

eu quero saber qual a origem do abacaxi

Donizete disse...

Origina-se da América tropical e subtropical, ao que parece do sul do Brasil. Provavelmente, as atuais variedades cultivadas descendem de abacaxizeiros selvagens ali existentes. Não se sabe, todavia, quando, onde e como essa domesticação se verificou, mas, a 4 de novembro de 1493, Colombo e seus marinheiros descobriram o abacaxizeiro em Guadalupe, nas Pequenas Antilhas.

Anônimo disse...

A ORIGEM PQ
TEM OQ FAZE N?

Abadia Moura disse...

Gostei muito da materia, foi clara. Eu estava querendo saber a epoca de plantio do abacaxi e encontrei.
Parabens!

Abadia Moura disse...

Gostei da materia, foi clara e objetiva. Eu estava querendo saber a epoca do plantio do abacaxi, e encontrei tuda a respeito.
Voces estao de parabens!

Anônimo disse...

Tem estimativa da quantas tonelada e produzido p/ ha, no Brasil?

Unknown disse...

Muito esclarecedor salvou me trabalho ao qual só faltava falar da origem. Parabens. E obrigado.

Postar um comentário

Prezado leitor deixe aqui suas dúvidas e sugestões a respeito das matérias publicadas. Agradecemos a participação e comentários.