Alface - origem e plantio desta hortaliça de gosto popular

A alface é uma hortaliça da família Cichoriaceae, de origem asiática, mas segundo informações essa verdura foi utilizada por egípcios gregos e romanos a 4500 anos A.C.Chegou ao Brasil no século XVI, através dos portugueses.

Na mitologia grega, a alface é citada quando a deusa Vênus esconde o belo e jovem Adônis, filho de Mirra, num pé de alface. Entre os Romanos a alface era consagrada a Vênus e não se comia por ser uma profanação; Macer Floridus, livro de plantas dos antigos romanos, falava das virtudes desta planta, sendo a principal a de evitar a embriaguez.


A folha contém vitamina A, C, Niacina, minerais, como Cálcio, Fósforo e Ferro. A vitamina A auxilia no funcionamento dos órgãos da visão, é boa para a pele. A vitamina C atua contra infecções, auxilia no processo de cicatrização, evita a fragilidade dos ossos e má formação dos dentes. Funciona como calmante, combate a insônia. Utilizada também em aplicações tópicas de cataplasmas quentes em casos de inchaço e inflamações.


Evite comprar alfaces molhadas, normalmente os comerciantes molham para dar uma aparencia mais fresca. Veja se as folhas já não estão moles ou "quebradas", as folhas devem estar firmes e consistentes.


Existe também a alface de coloração roxa intensa que se deve à presença em larga quantidade da antocianina, substância que confere ao alimento uma cor vermelha que, ao se misturar com o tom verde da clorofila, resulta na cor roxa. A Pira Roxa contém três vezes mais antocianina que as alfaces comuns e um teor também maior de antioxidantes, substâncias que ajudam no combate ao envelhecimento.



Para os alfacicultores, a Pira Roxa também oferece vantagens. Essa espécie de alface é mais resistente ao fungo míldio, que aparece na forma de lesões amareladas nas folhas e um pó esbranquiçado mais próximo à raiz.


Alguns tipos de alface
grupo manteiga (lisa) - áurea, Babá (principalmente para o verão), Brasil 303, Carolina, Elisa, Floresta, Minie (principalmente para o inverno), Monalisa e Regina;
grupo crespa - Brisa (verão), Elba (inverno), Grand Rapids, Veneza Roxa, hortênsia, Maresia, Nacional e Verônica;
grupo americana (crespa repolhuda) - Great Lakes, Inajá , Lorca, Mesa 659, Nabuco, Salinas e Tainá ;
grupo romana - Corsica, Lente a Monter, Lucy Brown, Niner, Rider e Trianon (Parris Cos lsland);
grupo mimosa - Green Bowl e Salad Bowl;
grupo de folha roxa - Grenoble, Quatro Estações, Red Fire, Red Head e Veneza.


Alface repolhuda - tem como característica as folhas verde-escuras, tenras, lustrosas e onduladas , tem o miolo bem firme e cor amarelo-creme.
Alface crespa - folhas soltas, largas, crespas e cor verde-amarelada.
Alface romana - folhas mais lisas e compridas de cor verde-claro, com miolo macio.
Alface mimosa - Apresenta plantas compactas e mais arredondadas, com folhas de coloração verde claro. Possui boa tolerância ao pendoamento precoce e alta uniformidade de plantas.
Alface americana - A alface americana se diferencia dos demais grupos por apresentar folhas externas de coloração verde-escura, folhas internas de coloração amarela ou branca, imbricadas, semelhantes ao repolho e crocantes. Apresenta também maior vida pós-colheita, possibilitando o transporte a longas distâncias.
Alface manteiga -A alface manteiga se caracteriza por uma folhagem lisa e pouco recortada.


Essa verdura tem preferência em solos arenosos argilosos com baixa acidez e com bastante matérias orgânicas pH 6 a 6,8. O plantio do alface pode ser feito durante todo o ano. A germinação leva de 4 a 6 dias. Quando estiverem com 2 a 3 folhas e com 8 a 10cm, devem ser replantados em canteiros bem adubados, de modo que a planta fique com o colo acima do nível do solo e com espaçamento de 30cm entre as plantas. Só devem ser plantadas as mudas mais desenvolvidas, fortes e sadias. Após 60 à 70 dias a alface está pronta para ser colhida.


Produtividade normal da alface: 80.000 a 120.000 plantas/ha em campo.

0 comentários:

Postar um comentário

Prezado leitor deixe aqui suas dúvidas e sugestões a respeito das matérias publicadas. Agradecemos a participação e comentários.