Desmatamento compromete descoberta de cura para doenças

Devido ao grave desmatamento e a exploração excessiva das florestas, centenas de plantas medicinais utilizadas na elaboração de remédios correm o risco de entrarem em extinção.

O grupo, que possui sede em Londres e representa jardins botânicos de 120 países, ainda revelou que a escassez dessas plantas pode afetar na descoberta de novas curas para doenças como a aids ou o câncer. Atualmente, mais de 50% dos remédios são derivados de compostos químicos encontrados na natureza.

Segundo o BGCI,(Conservação Internacional de Jardins Botânicos, na sigla em inglês, em associação com vários pesquisadores, cerca de 400 espécies correm risco de extinção (isso de um total de 70 mil plantas medicinais existentes). Entre elas está o autumn crocus, utilizada como tratamento natural para a gota e metade das espécies de magnólia do mundo, que contêm o composto químico honokiol, usado na medicina chinesa para tratar cânceres e doenças do coração.

O estudo do BGCI alerta ainda que cerca de 5 bilhões de pessoas que ainda dependem de uma medicina tradicional à base de plantas, podem ficar sem seus remédios se algo não for feito contra o desmatamento predatório e a exploração excessiva dessas plantas.
Fonte:Consultor Social


Digite seu email e receba as notícias da roça:

0 comentários:

Postar um comentário

Prezado leitor deixe aqui suas dúvidas e sugestões a respeito das matérias publicadas. Agradecemos a participação e comentários.