A Importância da Soja para a Saúde

Os primeiros indícios do cultivo da soja são relatados na China há mais de cinco mil anos. A soja é um dos alimentos mais completos e versáteis que o homem conhece. Considerada um alimento funcional, fornece nutrientes ao organismo e traz benefícios para o homem.

A soja é uma das plantas mais difundidas no Brasil e seus derivados tem sido muito importante para nossa saúde.Apesar de ser conhecido como um alimento essencial para a saúde não podemos nos restringir somente a ele pois o mesmo não possui todos os nutrientes necessários do dia-a-dia.

O Brasil é o segundo maior produtor de soja do mundo perdendo apenas para os Estados Unidos. O País apresenta uma forte perspectiva de nós próximos anos ultrapassar os Estados Unidos na produção de soja umas vez que a área plantada ainda tem muito a se explorar.

A soja é uma planta pertencente à família das leguminosas, ou seja, do feijão, lentilha, grão de bico, ervilha e, destaca-se por ser rica em proteínas, lipídeos, fibras e algumas vitaminas e minerais.

Estudos indicam que tais substâncias atuam como um elemento anti-oxidante reduzindo as taxas do colesterol ruim (LDL) no sangue e, conseqüentemente, diminuindo o risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, além de exercer também atividade hormonal equilibrando a quantidade do hormônio estrógeno no organismo feminino podendo amenizar, dessa forma, os sintomas da menopausa.

Na culinária, são muitas as finalidades da soja na elaboração de sopas, petiscos, saladas, molhos e temperos, sobremesas, bolos, pães, bebidas etc.

3 comentários:

Aleksandra disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Aleksandra disse...

Blogger Aleksanra disse...

A soja é um alimento riquissimo, tem um alto valor proteico. Seus derivados deveriam ser mais difundidos e seu custo ser mais acessivel à população. A culinaria da soja deveria também ser popularizada. Poderiamos valorizar mais nossas riquezas; nosso país é o segundo maior produtor de soja; por que não tornar este alimento tão rico nas mesas dos mais pobres.
um abraço para aqueles que amam ou odeiam a soja.

Anônimo disse...

não gostei.

Postar um comentário

Prezado leitor deixe aqui suas dúvidas e sugestões a respeito das matérias publicadas. Agradecemos a participação e comentários.