Safra Brasileira de Café Supera 45 milhões de Sacas

A produção brasileira de café beneficiado deve atingir neste ano 45,54 milhões de sacas de 60 quilos. O volume representa 35% a mais que a safra anterior. Serão 34,70 milhões de sacas do tipo arábica e 10,84 milhões de conilon. Os números fazem parte do segundo levantamento da safra de café 2008, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Esta é a segunda maior safra dos últimos 10 anos, ficando atrás apenas da produção histórica do ciclo 2002/03, quando alcançou 48,48 milhões. De acordo com a estatal, o rendimento é conseqüência da bienalidade positiva da cultura, que se altera entre um ano de alta, seguido por outro de baixa. Os investimentos em tratos culturais e as chuvas, que ocorreram no fim de 2007 nas principais regiões produtoras, também contribuíram para resultado atual.

O Sudeste responde por 84,32% da produção nacional. O maior destaque fica com Minas Gerais (22,9 milhões de sacas). O Espírito Santo ocupa o segundo lugar com 10,52 milhões de sacas, seguido por São Paulo com 4,7 milhões. Nas outras regiões, os maiores produtores são a Bahia e o Paraná que produzem, juntos, 4,62 milhões de sacas.

Área - A área total está estimada em 2,29 milhões de hectares, um crescimento de 1,08%, quando comparada à safra anterior. As terras cultivadas estão divididas em 91,95% com cafeeiros em produção e o restante com plantas ainda em formação.

A colheita começou na última quinzena de março e deve se estender até o início de outubro, dependendo da região. O pico ocorrerá entre maio e julho, quando 75% da colheita estarão concluídas.

A pesquisa de campo foi realizada no período de 31 de março a 11 de abril e mobilizou 189 técnicos da estatal e de instituições parceiras. Foram entrevistados 2.750 representantes do setor, entre agricultores, cooperativas, órgãos públicos e privados. (Conab)

0 comentários:

Postar um comentário

Prezado leitor deixe aqui suas dúvidas e sugestões a respeito das matérias publicadas. Agradecemos a participação e comentários.