Receita das carnes avícolas em 2009 já chega aos US$5,8 bi

Nos nove primeiros meses de 2009 as exportações brasileiras de carne de frango (produto inteiro, cortes, carne salgada e industrializados) e de carne de peru (cortes e industrializados) geraram receita de mais de US$5,8 bilhões, valor que corresponde a um incremento de receita de 57% sobre o mesmo período de 2007.

Aparentemente, o melhor desempenho foi o da carne de frango salgada que, no período, apresentou aumento de receita de mais de 200%. Sem dúvida, as exportações do produto aumentaram. Mas parte do incremento observado se deve à reclassificação de produto antes exportado como industrializados de frango (que, neste caso, teve uma expansão aparentemente menor que a média, tanto na receita como no volume embarcado).

Considerada essa troca de posições, o melhor desempenho coube ao frango inteiro, cuja receita aumentou expressivos 72%. Isto se deve à forte valorização do produto, porquanto o volume embarcado cresceu pouco mais de 19%. E, de fato, analisados os preços médios dos vários itens exportados pela avicultura, o maior incremento (+44%) ficou com o frango inteiro – uma demonstração, aliás, de que a demanda mundial está voltada, principalmente, para o “básico dos básicos”.

A ressaltar, em relação à posição das aves na balança comercial brasileira, que dos seis diferentes tipos de carnes avícolas vendidas internacionalmente, cinco deles integram a relação dos 100 principais produtos exportados pelo Brasil. A exceção são os cortes de peru, cuja posição na pauta não é conhecida. De toda forma, em conjunto, os seis itens obtiveram renda correspondente a quase 4% da receita cambial brasileira no período.

0 comentários:

Postar um comentário

Prezado leitor deixe aqui suas dúvidas e sugestões a respeito das matérias publicadas. Agradecemos a participação e comentários.