Embrapa apresenta o Incinerador de animais

A Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária mais uma vez inova com suas tecnologias. Durante o Show Rural Coopavel 2009 apresentou aos suinucultores o inédito incinerador de animais de pequeno e médio portes que tem duas câmaras, uma para a queima dos animais e outra para a combustão dos efluentes gerados.

O Incinerador que foi desenvolvido em conjunto com uma empresa privada atende todos os requisitos da lei ambiental e ainda incinera resíduos da produção com segurança sanitária e sem gerar odores ou fumaça. Uma das maiores vantagens desse sistema é que preserva-se o meio ambiente, já que os cadáveres animais deixam de ser lançados na água ou no solo.

Os filtros instalados no incinerador, por exemplo, não permitirão a emissão de dioxina, um poluente lançado na atmosfera quando a queima de matéria orgânica não é feita de maneira adequada. O único resíduo resultante do processo de queima das carcaças será a cinza, que pode ser aplicada no solo posteriormente

O equipamento é feito em base metálica, com revestimento interno refratário nas duas camadas de combustão. A primeira câmara é para a queima dos animais e a segunda para a combustão dos efluentes gasosos e particulados, oriundos da primeira câmara. A combustão é alimentada com uma combinação de ar e gás combustível.

O equipamento foi desenvolvido pela Embrapa Suínos e Aves e Perozin Indústria Metalúrgica. O financiamento do projeto foi pelo FINEP (MCT) e SEBRAE, e teve a participação da FAGRO, Polina e Unitecno.

0 comentários:

Postar um comentário

Prezado leitor deixe aqui suas dúvidas e sugestões a respeito das matérias publicadas. Agradecemos a participação e comentários.