Os cuidados com oTriticale
Cereal obtido a partir do cruzamento do trigo com o centeio o Triticale é bastante resistente à doenças e pragas. É uma cultura de inverno, como o trigo, e cultivada principalmente na região Sul e parte do Sudeste e Centro-Oeste.
Por se tratar de uma planta mais resistente que o trigo, pode ser cultivada em uma área maior do território brasileiro. Sua produtividade por hectare no cerrado é significativamente superior à do trigo. Outra vantagem do triticale, se comparado ao trigo, é a sua capacidade de não ser prejudicado pelas chuvas.
Outro ponto favorável a este cultivo é o fato de produzir uma palha abundante e de boa qualidade. Esta palha é utilizada como cobertura morta ou matéria orgânica para as plantas.
Cuidados:
Os tratos culturais necessários são, basicamente, os mesmos do trigo, principalmente no que diz respeito à adubação do terreno. É mais resistente a doenças, principalmente a causada por fungos, como a ferrugem e a mancha foliar. Entretanto pode ser atacado por doenças da espiga, como giberela ou a septoriose.
Desvantagens:
Quando se fala da utilização do cereal na alimentação humana, o triticale apresenta algumas desvantagens se comparado ao trigo. O glúten obtido a partir dele é de qualidade inferior e o rendimento na produção de farinha é menor.
Além disso, a coloração mais escura da farinha de triticale é uma desvantagem competitiva, pois acaba sendo pouco utilizada na indústria de panificação. Toda via, no que diz respeito ao sabor, os produtos como pães, biscoitos e massas, feitas a partir da farinha do cereal, apresentam um paladar igual ou superior, se compararmos com os mesmos produtos feitos com farinha de trigo.
Plantio:
O plantio deve ser feito em solo úmido, em linhas com cerca de 3cm de profundidade. O espaçamento mais indicado entre as linhas é de cerca de 18 a 20cm.
A colheita é feita em um período que depende da variedade das sementes utilizadas (precoces ou tardias), mas os grãos devem apresentar umidade em torno de 14%, para que se possa realizar a colheita. Caso seja necessário adiantar o processo de colheita, em geral, pela proximidade de chuvas em grande volume, a produção deve ser colocada em um local fechado, para que seja feita a secagem.
www.lavourasa.com.br
0 comentários:
Postar um comentário
Prezado leitor deixe aqui suas dúvidas e sugestões a respeito das matérias publicadas. Agradecemos a participação e comentários.