A História da Mamona

A mamoneira é xerófila e heliófila, provavelmente originária da Ásia, explorada comercialmente entre as latitudes 40ºN e 40ºS. No Brasil, sua introdução se deu durante a colonização portuguesa, por ocasião da vinda dos escravos africanos.

A origem da mamona é muito discutida, já que existem relatos, em épocas bastante longínquas, de se cultivo na Ásia e na África. A diversificação de um grande número de variedades desta planta, encontradas tanto no continente africano, como no asiático, impossibilita qualquer tentativa de estabelecer uma procedência efetiva da mamona.

Alguns pesquisadores acreditam que a mamona tenha sido originária da África, mais precisamente da Etiópia; essa região situa-se entre os paralelos 5º e 15ºS.

A facilidade de propagação e de adaptação em diferentes condições climáticas propiciou a mamona ser encontrada ou cultivada nas mais variadas regiões do mundo, como no norte dos Estados Unidos da América e Escócia. No Brasil a mamona foi trazida pelos portugueses com a finalidade de utilizar seu óleo para iluminação e lubrificação dos eixos das carroças. O clima tropical e, predominante no Brasil, facilitou o seu alastramento. Assim, hoje podemos encontrar a mamoneira em quase toda extensão territorial, como se fosse uma planta nativa e em cultivos destinados à produção de óleo.

De qualquer forma, menção dela é feita desde a mais remota antigüidade, pois segundo autores clássicos já era conhecida à época dos antigos egípcios que a apreciavam como planta milagrosa, sendo igualmente utilizada na lndia desde os tempos imemoriais para os mais diversos fins. No Brasil a mamona é conhecida desde a era colonial quando dela se extraía o óleo para lubrificar as engrenagens e os mancais dos inúmeros engenhos de cana.

3 comentários:

Unknown disse...

Muito interessante, especialmente porque o governo brasileiro agora está tentando utilizar mamona como fonte de produção de biodiesel. Pelo que entendi, a maior parte da produção hoje em dia fica no Ceará?

Keith R
The Temas Blog

Donizete disse...

Respondendo a amiga Keith queria dizer que a momona é uma tradicional cultura nas pequenas e médias propriedades do semi-árido nordestino. A Bahia segundo informações é o maior produtor de mamona, que em muitos casos planta em consórcio com feijão.
Trata se de uma cultura muito interessante, conhecê-la um pouco pois tenho uma propriedade onde tinha uma fazenda vizinha que produzia a momona e grande escala.
Infelizmente hoje transformou tudo em soja.

ANDERSON disse...

Já add seus blogs em meu blogroll!!
Passando para testar os links
Abraços
Anderson/Oxigenius Blog

Postar um comentário

Prezado leitor deixe aqui suas dúvidas e sugestões a respeito das matérias publicadas. Agradecemos a participação e comentários.