Parceria pemitirá intercâmbio de material genético de trigo com a Tunísia

Pesquisadores da Embrapa Cerrados e do Ministério da Agricultura da Tunísia elaboraram um memorando de intenções para iniciar parcerias em diversas áreas de pesquisa agropecuária.

A prioridade é iniciar a troca de materiais genéticos de trigo e cevada para ampliar a base genética destas espécies nos dois países. O acordo deve permitir à Embrapa Cerrados iniciar um programa de pesquisa com trigo durum, tipo de trigo mais duro e rico em proteína, ideal para a fabricação de macarrão e outras pastas alimentícias.

A Tunísia produz trigo durum de boa qualidade, tanto em condições de sequeiro como irrigado. O pesquisador Júlio Albrecht, da equipe de melhoramento genético de trigo da Embrapa Cerrados, destaca que o Cerrado da região central do Brasil é a área adequada para produzir trigo durum no país. Albrecht destacou ainda que há a necessidade mútua de incrementar as variedades de trigo com alta força de glúten voltadas para a panificação.

O intercâmbio de germoplasma de trigo deve incluir ainda variedades com resistência à seca. O país do norte da África, assim como o Cerrado, apresenta baixo índice pluviométrico.

– Temos carência de recursos hídricos e aprimorar as variedades resistentes à seca é um interesse dos dois países – destacou Seifeddine Cherif, embaixador da Tunísia no Brasil.

0 comentários:

Postar um comentário

Prezado leitor deixe aqui suas dúvidas e sugestões a respeito das matérias publicadas. Agradecemos a participação e comentários.