Arroz deverá ter produção maior que safra passada

Segundo levantamento de grãos da safra 2008/2009 a área plantada de arroz deve ter um pequeno aumento que deve girar em torno de 0,7% em relação à safra 2007/08, passando de 2.875,0 para 2.893,9 mil hectares.

No Rio Grande do Sul, houve alguns corriqueiros problemas mas nada que possa vir a interferir em sua colheita.A cultura do arroz se desenvolve em ritmo satisfatório, e está, na maioria das áreas, nos estágios reprodutivo e de maturação, tendo iniciado a colheita em um pequeno percentual de cerca 6%.

Em Santa Catarina, a colheita está em franco andamento, alcançando produtividades melhores do que o estimado anteriormente. A comercialização da produção é imediata a colheita, uma vez que os preços estão aquecidos na região.

Apesar do aumento substancial no custo dos insumos, e a estiagem que atingiu as lavouras, os produtores esperam aumento médio na produtividade, em nível Brasil, de 3,1% para a próxima safra, passando de 4.195 para 4.326 kg por hectare', revela o levantamento. Os maiores aumentos deverão ocorrer nas Regiões Norte e Sudeste, em torno de 5,3% e 3,4%. Os aumentos de produtividade nas Regiões Centro-Oeste e Sul deverão ser da ordem de 1,3% e 2,1%, respectivamente.

O Brasil deve ter um melhor desempenho de produtividade nas principais regiões produtoras. O país deverá colher 12,5 milhões de toneladas de arroz na safra 2008/09, representando assim um aumento de 3,8% em relação ao volume produzido na safra passada.

0 comentários:

Postar um comentário

Prezado leitor deixe aqui suas dúvidas e sugestões a respeito das matérias publicadas. Agradecemos a participação e comentários.