A Mulher na Agricultura Orgânica e em Novas Ruralidades

Conhecer e reconhecer o papel da mulher agricultora nos novos processos produtivos em curso, voltados a atualizar o lugar do rural nas sociedades contemporâneas, a partir do sistema de produção da agricultura orgânica, foi a pretensão maior deste trabalho.

A autora identifica as estratégias adotadas pela agricultura familiar para a dinamização e manutenção de modos de viver o meio rural, ao mesmo tempo em que identifica as possibilidades de dar visibilidade ao espaço rural nas sociedades modernas. 

O estudo foi realizado entre agricultores orgânicos da Região Metropolitana de Curitiba, com o objetivo de apontar o papel que a mulher agricultora desempenha, desde o processo produtivo até a sociabilidade necessária à manutenção de um “meio rural vivo”, onde a agricultura orgânica aparece como uma estratégia. Paula Guatimosin.



Autora: Karen Follador Karam
Fonte: CI Orgânicos
Site: http://www.ciorganico.agr.br

Mulheres na atividade de agricultura ecologica e familiar

Ministério da Agricultura apoia a agricultura familiar e produtos orgânicos

Cada dia mais as mulheres estão presentes nas atividades agrícolas. O que tem se notado é que a atividade agrícola familiar em pequenas propriedades, muitas vezes são encabeçadas por mulheres  desde os mais simples negócios até as mais complexas tomadas de decisões.

O governo têm amparado as mulheres na agricultura familiar através de programas do Ministério da Agricultura que visam beneficiar as famílias para que permaneçam no campo.

O agronegócio têm se constituído uma atividade de renda considerável para  estas famílias que até então não tinha como se manter nas pequenas propriedades rurais.  O Ministério da Agricultura está disponibilizando eventos, feiras, cursos, palestras, financiando os negócios destas famílias e fazendo novos investimentos para melhorar a produção de produtos orgânicos

0 comentários:

Postar um comentário

Prezado leitor deixe aqui suas dúvidas e sugestões a respeito das matérias publicadas. Agradecemos a participação e comentários.