Emater capacita profissionais em agroecologia e agricultura orgânica

Para atender a demandas da agroecologia e da agricultura orgânica em Goiás e para demonstrar aos técnicos que prestam assistência técnica e extensão rural que é possível trabalhar a produção orgânica por meio do empoderamento de aspectos econômicos e práticos foi ministrado o curso Ater: Agricultura Orgânica em Base Agroecológica. Trinta extensionistas e cinco pesquisadores da Emater participaram do curso, ministrado na semana passada, e que teve como parceiras a UFG e a Rede de Agroecologia Centro-Oeste. 

agroecologia -agricultura orgânica


Também participaram da capacitação, 15 técnicos da iniciativa privada. A agroecologia é um modelo de agricultura sustentável no qual se leva em consideração aspectos sociais e ambientais. Os participantes receberam explicações sobre a certificação orgânica, sobre o desenvolvimento rural em Goiás, noções de empreendedorismo, o pastoreio racional voisin, a legislação ambiental e o manejo de solo.

Além dos assuntos abordados, o curso contou com uma visita técnica a uma propriedade orgânica no município de Hidrolândia. Para a extensionista rural da unidade local da Emater em Aurilândia, Kelly Cristina Barbosa de Moraes, o curso somará no trabalho de conscientização dos produtores rurais em relação à produção de alimentos saudáveis. “O curso foi muito válido no que diz respeito a capacitação e informação do técnico tanto na prática quanto na teoria”. A afirmação foi do supervisor da unidade local da Emater de Água Fria de Goiás, Lucydário Patriota de Araújo. Segundo ele, o conhecimento adquirido será repassado ao produtor para que ele consiga analisar a melhor maneira de transição da forma tradicional para os sistemas agroecológicos.

0 comentários:

Postar um comentário

Prezado leitor deixe aqui suas dúvidas e sugestões a respeito das matérias publicadas. Agradecemos a participação e comentários.