O escândalo da carne brasileira prejudica produtores

Carne fraca  brasileira vira caso de polícia 

Diversos países esta semana proibiram a importação da carne brasileira, depois que a polícia desmantelou uma quadrilha que subornavam alguns inspetores que tinha a obrigação da certificação da carne nos frigoríficos.

China, México, Chile, Japão, União Européia e Hong Kong tomaram medidas variadas para evitar a importação de carne brasileira. Por sua vez, o governo brasileiro fechou três fábricas e suspendeu as licenças de exportação de 21 fábricas de embalagem de carne. "Esta é a última coisa que a economia brasileira precisava", diz Neil Shearing, economista-chefe dos mercados emergentes da Capital Economics, uma empresa de pesquisa.

fiscais - propina - carne - frigoríficos - exportação - produtores

A União Europeia está proibindo a carne de qualquer planta que está implicada no caso. China, Chile e Hong Kong suspenderam todas as importações de carne do Brasil.

O escândalo - chamado Carne Fraca - vem como o Brasil ainda está em sua maior recessão na história, atormentado por outros escândalos de corrupção, uma crise política e uma queda acentuada nos preços das commodities.

O Brasil exportou US $ 12,6 bilhões de carne no ano passado, tornando-se uma das maiores exportações do país. É um dos maiores exportadores mundiais de carne. A carne é um alimento básico da dieta brasileira.

Seis milhões de brasileiros trabalham na indústria de produção de carne, de acordo com a Associação Brasileira de Exportadores de Carne.

"De forma aparente, o escândalo em desenvolvimento sobre as exportações brasileiras de carne poderia descarrilar a recuperação econômica do país", diz Shearing.

A maioria das preocupações tem se centrado em aves brasileiras, mas outros países não estão se arriscando, proibindo temporariamente todas as importações brasileiras de carne.

A polícia brasileira disse na última sexta-feira que parte da carne acabou em almoços em escolas públicas, e evidências mostram que alguma carne foi direcionada para a Itália e Espanha. A operação de ataque massivo incluiu 1.100 agentes, mais de 300 ordens judiciais e quase 200 mandados de busca.

Mais de 30 inspetores federais de alimentos estão sob investigação.

Temer - jantar - importadores - carne - Brasil

Os maiores produtores de carne do Brasil, BRF e JBS, estavam entre os envolvidos no escândalo.

Em comunicado emitido na última sexta-feira, a JBS disse ter total confiança em seus processos de produção e na integridade de seu produto. Enfatizou que um de seus funcionários questionados não desempenhou papel estratégico na qualidade do produto ou em qualquer processo de inspeção.

A BRF afirmou em comunicado na semana passada que cumpre com todos os padrões e regulamentos exigidos por lei e que há "processos e controles rigorosos e não tolera práticas ilegais".

O presidente do Brasil, Michel Temer (fotografado acima), tentou arrefecer as preocupações. Ele levou embaixadores no Brasil de países importadores de carne para uma churrascaria brasileira no fim de semana.

Temer defendeu os sistemas de saneamento do Brasil dizendo que eles são "muito rigorosos".

A administração de Temer promoveu a investigação como um sinal de como os protocolos do país são fortes. Depois que a Coréia do Sul reverteu sua decisão de restringir a carne brasileira, Temer reivindicou-a como uma vitória.

Já houve reação alguma no Brasil, com colunistas locais argumentando que o governo pulou a arma e arriscou empregos na indústria ao espalhar sem intenção um estereótipo de que a carne brasileira estava estragada.

Os 21 produtores de carne sob investigação compõem uma fatia dos 5.000 estabelecimentos de produção de carne do país.

"O dano está feito", escreveu um editor da Folha de São Paulo, o jornal mais famoso do Brasil. "É dever da polícia federal concluir [a investigação] com rigor e velocidade, o que não isenta o Ministério da Agricultura de restaurar ... a confiança minada no sistema federal de inspeção".
Por Patrick Gillespie, Shasta Darlington e Marilia Brocchetto @CNNMoney

0 comentários:

Postar um comentário

Prezado leitor deixe aqui suas dúvidas e sugestões a respeito das matérias publicadas. Agradecemos a participação e comentários.