Ovos Especiais apresentam altos índices de ácidos graxos poliinsaturados

Diferentemente dos ovos de granja, dos ovos tipo caipira ou dos denominados “light” (menos colesterol), os ovos do tipo PUFA são enriquecidos com ácidos graxos poliinsaturados benéficos ao sistema cardiovascular e são classificados como funcionais e não como produtos “light”.

Durante muito tempo, os ovos de galinha foram considerados grandes inimigos da alimentação saudável por serem uma grande fonte de colesterol. Contudo, estudos mais recentes de especialistas em Nutrição Humana revelam que o colesterol pronto (consumido via dieta) tem uma influência de 5%, no máximo, sobre a elevação do colesterol total do organismo de pessoas saudáveis.

Esta descoberta vem alterando o conceito do consumo de ovos junto à Sociedade de Cardiologia americana e vem resgatar nos ovos a característica de saudabilidade, especialmente quando estes são enriquecidos com ácidos graxos poliinsaturados, cujo consumo regular é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma alternativa natural para uma alimentação balanceada. Os consumidores podem contar com este benefício, incorporando em sua alimentação os ovos que apresentem elevados níveis de ácido graxo poliinsaturado PUFA* Ômega 3 e de vitamina E, que ajudam a controlar o colesterol ruim no sangue e previnem o envelhecimento precoce, respectivamente.

É muito importante ressaltar que estes Ovos tipo PUFA não podem ser considerados “Light”e nem devem ser comparados aos ovos ditos “menos colesterol”. Segundo a legislação brasileira, os produtos “light” devem apresentar uma redução mínima de 25% dos níveis de açúcar e ou de gordura em sua composição/ formulação em relação aos seus convencionais. Portanto, a categoria de ovos denominados light não pode ser comparada à categoria de ovos tipo PUFA, cuja característica diferencial é o seu enriquecimento com PUFA, que é um tipo de gordura poliinsaturada benéfica ao organismo.

Estes tipos de ovos são obtidos através de uma tecnologia de ponta do Japão e que já vem sendo implementada no Brasil pela Uniquímica, empresa produtora de rações animais. Através de um avançado processo natural, o PUFA (substância natural presente em algas marinhas, alguns vegetais e
peixes de água fria, como o salmão) é transferido para a ração das galinhas, que passam a botar ovos enriquecidos com este ácido graxo poliinsaturado. Atualmente, países como Estados Unidos e Canadá já estão implementando esta tecnologia para enriquecimento nutricional de ovos de galinha.

Por equilibrar o metabolismo, o PUFA pode ter efeitos cardioprotetores, isto é, que ajudam a prevenir o desenvolvimento do colesterol ruim do sangue (LDL) e melhorar o funcionamento do sistema circulatório. Os benefícios do PUFA para a saúde humana foram constatados através de estudos científicos. Pesquisadores japoneses e norte-americanos observaram que as pessoas que adotam dietas ricas em peixes, como os povos orientais e os esquimós, apresentam baixa incidência de doenças cardiovasculares.

Com base nestes resultados, os pesquisadores decidiram incorporar o PUFA aos ovos e a eficácia foi comprovada em pessoas que consumiam, em média, quatro ovos enriquecidos por dia. Além de reduzir os níveis de triglicérides no sangue, o PUFA também inibiu o aumento do nível do colesterol ruim (LDL), ao mesmo tempo de reduziu o nível de pressão sangüínea.

Outra vantagem dos ovos enriquecidos é o elevado nível de vitamina E presente (sete vezes maior do que num ovo convencional). Também conhecido como Tocoferol, este poderoso antioxidante retarda os efeitos do envelhecimento precoce, provocado por radicais livres, como poluição, fumo e raios ultravioleta, entre outros.

Os consumidores precisam ficar atentos aos produtos disponíveis nos pontos-de-venda e prestar atenção aos rótulos diferenciados.

0 comentários:

Postar um comentário

Prezado leitor deixe aqui suas dúvidas e sugestões a respeito das matérias publicadas. Agradecemos a participação e comentários.