Cartilhas gratuitas sobre árvores frutíferas
Filed Under:
Agricultura,
Agricultura Familiar,
agro negocios,
Alimentos e Saúde,
Árvores,
Citricultura,
como cultivar,
como plantar,
como podar,
Frutas,
fruticultura,
frutiferas,
fruto,
laranja,
Mudas,
poda
Com distribuição gratuita, a Casa do Produtor Rural (CPRrural), da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/Esalq) lançou este mês duas cartilhas – Poda de Árvores Frutíferas e Propagação de Árvores Frutíferas – destinadas a auxiliar os produtores rurais na consolidação de práticas e tecnologias agrícolas adequadas.
As duas publicações fazem parte do Programa Aprender com Cultura e Extensão Universitária, com apoio do Fundo de Fomento às Iniciativas de Cultura e Extensão da Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária, da Universidade de São Paulo (USP).
A primeira cartilha – Poda de Árvores Frutíferas – escrita pelo professor associado do Departamento de Produção Vegetal (LPV), João Alexio Scarpare Filho, pela professora Simone Rodrigues da Silva (também do LPV), e pelo aluno de graduação em Engenharia Agronômica, Ricardo Bordignon Medida, aborda aspectos sobre a fisiologia de plantas perenes, conceitos, tipos, épocas e operações da poda, com uma linguagem própria para o entendimento do produtor rural.
Já a publicação Propagação de Árvores Frutíferas, também de Simone Rodrigues da Silva, João Alexio Scarpare Filho, e Kátia Fernanda Dias Rodrigues, aluna de graduação em Engenharia Agronômica, apresenta informações sobre os principais métodos de propagação utilizados na produção de mudas de espécies frutíferas. A fundamentação teórica aborda conceitos importantes de botânica e fisiologia de plantas perenes, além do detalhamento de cada método de manejo: estaquia, enxertia, mergulhia, alporquia, entre outros.
Informações sobre como conseguir as punblicações podem ser obtidas pelo e-mail cprural@esalq.usp.br ou telefone (19) 3429-4178.
Terra da Gente, com info USP/ Esalq
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário
Prezado leitor deixe aqui suas dúvidas e sugestões a respeito das matérias publicadas. Agradecemos a participação e comentários.