CTNBio analisa mais seis variedades de milho e soja transgênicos

As grandes empresas que atuam no mercado de transgênicos enviam constantemente novos organismos geneticamente  modificados (OGM) para avaliação da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio). Atualmente encontram-se em análise para aprovação comercial três eventos de milho, três de soja e duas vacinas recombinantes para uso animal.

Para aprovação destes materiais para uso comercial no Brasil, a entidade realiza a avaliação de risco caso a caso, em conformidade com a Resolução Normativa nº5 (RN5). Para esta análise são exigidas informações detalhadas relativas ao OGM, seus possíveis impactos à saúde humana e animal e ao meio ambiente.


No caso de vegetais, as principais questões consideradas são os aspectos genéticos/moleculares da característica introduzida, composição química e nutricional (inclusive testes toxicológicos, de alergenicidade e imunológicos) e estudos ambientais.

De acordo com a entidade , o aumento dos transgênicos no mercado consumidor é seguro. Em entrevista por e-mail, a entidade esclarece que só "aprova a liberação de OMGs seguros, que não são considerados potencialmente causadores de significativa degradação do meio ambiente ou de agravos à saúde humana e animal." (VL)



0 comentários:

Postar um comentário

Prezado leitor deixe aqui suas dúvidas e sugestões a respeito das matérias publicadas. Agradecemos a participação e comentários.